domingo, 29 de abril de 2018

Bacalhau de forno 'de urgência'

Ingredientes:

4 postas de lombo de bacalhau congelado dessalgado
4 batatas médias ou 1/2 kg de batata bolinha
2 cebolas médias
1 pimentão médio
1 vidro pequeno de azeitonas pretas
1 cabeça de alho inteira
Couve
Brócolis
1/2 litro de azeite extravirgem
Pimenta do reino a gosto



Modo de preparo:

Em uma travessa profunda refratária, espalhar no fundo as batatas, cebolas, pimentão, cortados em rodelas de 1 cm de espessura, folhas de couve inteiras enroladas e brócolis. Não é necessário retirar as cascas das batatas, ficam igualmente deliciosas e aceleram o preparo do prato. Se usar a batata bolinha, não precisa cortar. Importante retirar as sementes dos pimentões e suas partes brancas internas (indigestas). Corte uma cabeça de alho inteira em duas partes e coloque-as no fundo. Assim, o alho tempera o prato de forma moderada, além de decorar o prato. Em seguida, coloque as postas do bacalhau por cima, e termine adicionando as azeitonas pretas, a pimenta do reino moída na hora, e regando generosamente tudo com o azeite. Cubra a travessa com o papel alumínio (parte fosca sempre pra fora) e leve ao forno a 200 graus por cerca de 1 hora (ou até quando o bacalhau estiver dourado). Ao servir adicionar salsinha por cima das postas.

A parte mais complexa no preparo dos pratos com bacalhau é dessalgá-lo. Um bacalhau com excesso de sal pode arruinar sua refeição, e quanto mais grossa a posta, maior a chance disso acontecer. Hoje em dia é muito comum encontrar bacalhau já dessalgado para vender. É a melhor alternativa, ainda que seja um pouco mais caro. Lembre-se de que apesar dele se chamar dessalgado, ainda tem sal residual suficiente para ser consumido, assim, não acrescente mais sal ao prato, ou vai ficar salgado em exagero. Caso haja necessidade, cada um tempera no seu prato.

Há inúmeras formas de se preparar um bacalhau de forno, com diferentes temperos e acompanhamentos, mas essa receita tem se tornado a minha preferida, porque não exige mais do que 10 minutos montando o prato, e depois é só aguardar o tempo do forno. É ideal para visitas inesperadas, ou quando queremos interagir com elas, sem estar necessariamente preso na cozinha. O prato combina a sofisticação do bacalhau com a praticidade que te permite planejar um jantar para muitas pessoas, em questão de minutos.

Pode ser servido sozinho ou com um bom arroz branco da Tita (próxima postagem da semana que vem). Combina bem com vinho branco ou tinto. Esqueça a regra de todo peixe pedir vinho branco.

Rendimento: 4 pessoas

Harmonização musical: Nem às paredes confesso (Amália Rodrigues)

2 comentários:

marcia disse...

Marcus, bacalhau sempre me conquista. Vontade de fazer aqui pra vcs ou ir até aí pra comer. Posso sugerir um filme para sua playlist? Simplesmente Martha (Marta??)

Izabella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.