
Ingredientes:
1/2 litro de leite integral
3 xícaras de café de óleo
1 kg de polvilho (doce ou azedo)
1 colher de sopa de sal
1/2 kg de queijo minas curado
6-7 ovos
Modo de preparo:
Deixar ferver o óleo e o leite em uma leiteira. Ao levantar fervura, escaldar lentamente o polvilho em uma bacia, mexendo com uma colher de pau para misturar. Assim que a temperatura da mistura permitir mexer com a mão, ajuntar o sal, o queijo e ir adicionando ovos inteiros um a um, até que a massa esteja elástica (entre 6 e 7 ovos, dependendo do tamanho do ovo). Se quiser que o pão de queijo fique mais amarelado, use ovos caipiras. Se gostar de muito queijo, pode adicionar mais a gosto, mas nesse caso a mistura pode levar mais ovos.
O polvilho azedo deixa o pão de queijo oco e mais crocante (o original da infância dela segundo a Tita). Mais recentemente, na década de 1950, quando o pão de queijo ficou mais popular no Brasil, o polvilho doce passou a ser mais usado na receita, deixando o pão de queijo mais molhado. Algumas novas tendências sugerem misturar uma parte de polvilho azedo e uma parte de polvilho doce. Cuidado com a marca de polvilho, isso define a qualidade final do pão de queijo. Nossa família tem usado o Amafil, que é mais granulado do que as demais marcas no mercado.
Em seguida, passar um pouco de óleo nas mãos e enrolar em bolinhas. Levar ao forno, sem necessidade de untar a assadeira, em temperatura média, até começar a dourar a superfície (o ponto fica a gosto). Se não for assar tudo, pode levar ao freezer em uma forma, e posteriormente armazenar em sacos plásticos. Retirar cerca de uma hora antes de levar ao forno.
Na casa da Tia Maria do Tio Vado, em Lavras, as fornadas de pão de queijo saíam à medida em que as visitas chegavam. A ideia é que no meio da conversa, o quitute comece a cheirar por toda a casa, e seja servido com um café fresco, coado na hora. Colocar lascas de pernil de porco para rechear na noite de Natal é uma coisa bem mineira e faz a ceia ficar com a cara da gente.
Rendimento: cerca de 100 unidades
Harmonização musical: Seio de Minas (Paula Fernandes)
2 comentários:
Marcus, vc sempre me surpreendendo. Gostei demais da conta, do visual e do conteúdo e mais que tudo do quero-ficar-só. Eu também!!!! Amei e vou fazer. Bjs
Rapaz, que coisa boa! Dona Geralda estava certa.
Postar um comentário