domingo, 9 de janeiro de 2022

Pato no tucupi


Ingredientes:

1 pato limpo inteiro (entre 2 e 3kg)Ingredientes:

2 litros de molho de tucupi (já cozido)

2 maços de jambu (sem flor e sem caule)

1 maço de chicória

1 maço de alfavaca

5 dentes de alho

2 cebolas grandes

3 limões grandes

Pimenta do reino a gosto


O pato no tucupi é um prato típico da região Norte do Brasil, em especial no Pará. É forte e deve preferencialmente ser servido no almoço. Não é uma comida fácil e sempre lembre-se de perguntar se seus convidados gostam da carne de pato.


Modo de preparo:

Corte o pato em pedaços grandes. Lave bem. Deixe de molho no limão cerca de uma hora. Tempere com alho amassado e pimenta do reino (pode ser até um dia antes). Leve ao forno envolto em papel alumínio, até a carne ficar crocante (essa é a etapa mais demorada do preparo).

Enquanto isso, coloque em uma panela grande o tucupi para ferver, junto com alfavaca e a chicória bem picados. Quando o molho estiver apurado (ele muda de cor), adicionar cebola em rodelas grossas e dentes de alho picados. Caso perceba que está muito azedo, adicionar 1 colher pequena de açúcar.

Quando o tucupi estiver pronto, escalde o jambu com água fervente, escorra e adicione ao tucupi. Após breve fervura, adicione o pato, já assado ao forno, ao caldo. Deixe ferver por mais 15 minutos e ajuste a quantidade de sal. Está pronto.


O melhor acompanhamento do prato, que deve ser servido em prato fundo, é a farinha de mandioca grossa (farinha do Uarini ou ovinha ou d'água). Come-se geralmente com garfo e colher (para o caldo). Para facilitar a degustação, algumas pessoas servem apenas o peito do pato, sem os demais pedaços com ossos.


Há variações regionais na receita. A daqui é feita há décadas em nossa família em Manaus pela Dona Maria Colares (vulga Bahia).

Nenhum comentário: